Azia

Azia é uma sensação de queimação no esôfago em virtude da grande produção de ácido estomacal que realiza a digestão, é sentida por muitas pessoas após as refeições. Normalmente se manifesta até duas horas após a refeição e se acentua quando o indivíduo se deita.

Quando ocorre tal sensação sente-se o gosto ácido na boca e a típica queimação que se inicia no esôfago e percorre até a garganta. Alimentos como bebidas cafeinadas, chás, álcool, frutas cítricas, chocolates, leite, condimentos, pimenta, tomate e outros contribuem para a sensação incômoda no esôfago. O leite é um alimento que causa grande polêmica em relação à azia, pois muitas pessoas acreditam que ele pode amenizar a situação, o que de fato pode acontecer nas primeiras horas, porém, a partir de algum período, o leite consegue provocar uma maior acidificação que resulta em uma queimação ainda maior que a anterior, fazendo com que o quadro de azia se agrave.

Para prevenir a azia é recomendada a ingestão de alimentos de fácil digestão, como arroz, carnes brancas e alimentos cozidos. A utilização de antiácidos combate a queimação em várias pessoas, porém é importante utilizá-los com cautela. O correto é manter uma dieta restritiva para que a produção de ácido estomacal seja reduzida de forma que o alimento seja digerido sem provocar tal sensação no esôfago.
Queimação que provoca grande incômodo.
Queimação que provoca grande incômodo.
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados