Cebola

A cebola (Allium cepa) é uma hortaliça de grande consumo em todo o mundo. A mesma é originária da Ásia Central, tendo sido cultiva na Índia e na China desde tempos remotos e levada para a Pérsia, onde se propagou por toda a África e Europa. A cebola foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

A hortaliça possui um formato oval e uma casca de cor alaranjada. Seu interior é constituído por folhas escamiformes dispostas em camadas. Seu sabor forte faz da cebola a hortaliça condimentar mais difundida no mundo.

A cebola possui quantidades razoáveis de vitaminas C, do complexo B, e sais minerais, como Fósforo, Ferro e Cálcio. Devido ao seu baixo teor protéico e de aminoácidos essenciais, a mesma não pode ser considerada uma boa fonte nutritiva. No entanto, é rica em flavonóides, elemento com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes. Alguns benefícios que a cebola pode proporcionar para a saúde: auxilia o organismo na defesa contra infecções, é eficaz contra gripes e resfriados, limpa as vias respiratórias, regulariza enfermidades do estômago, ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, etc.

É aconselhável optar por bulbos firmes, com cascas secas e brilhosas, e que não apresentem ferimentos nem áreas amolecidas ou com mofo. Além de ser grandemente empregada como condimento, a cebola também pode ser utilizada no preparo de sopas, patês, pães, biscoitos, saladas, entre outros exemplos.

Entre os maiores produtores mundiais da hortaliça podemos citar a China, Índia, Rússia, Turquia, Japão e Paquistão.
Cebola
Cebola
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados