Couve

A Brassica oleracea, conhecida popularmente como couve, é uma hortaliça da família Brassicaceae: a mesma da mostarda e do nabo.
É rica em fibras, iodo, cálcio, potássio, enxofre, magnésio e ômega 3; além de vitaminas A, B1, B2, B6, C e K. Assim, proporciona diversas vantagens à nossa saúde, se apresentando como um alimento de baixa caloria: 100 gramas equivalem a 27 cal.

Em razão de todas estas propriedades, era utilizada por antigas civilizações, como as da Grécia, Roma e Egito, como medicamento funcional para indisposição e tratamento de doenças estomacais.

Atualmente sabe-se que estas folhas de poder anti-inflamatório, antibiótico e anti-irritante natural; são importantes para a manutenção da pele, ossos, dentes e sangue. Além disso, combatem gripes, problemas hepáticos, renais e menstruais; artrite, bronquite, hemorroidas, úlceras e pedras nos rins. É utilizada também, na medicina alternativa, como vermífugo, para evitar ressacas, e até mesmo para abaixar a febre - quando aplicada em forma de cataplasma (amasada, conferindo aspecto pastoso).

Considerando todos estes aspectos, muitos naturalistas ingerem, diariamente, o suco desta hortaliça. Assim, é importante adquirir folhas bem verdes, sem lesões causadas por pequenos invertebrados ou outros organismos. Esta pode ser armazenada em geladeira por aproximadamente uma semana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Alimentar regularmente de couve proporciona diversas vantagens à saúde.
Alimentar regularmente de couve proporciona diversas vantagens à saúde.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Assuntos Relacionados