Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Cuidados com os dentes

Cuidados com os dentes

A saúde da nossa boca é um assunto sério, portanto, devemos sempre ter alguns cuidados com os dentes, como escová-los após as refeições e fazer uso diário do fio dental.

Cuidados com os dentes
Em qualquer faixa etária, é importante dar atenção à saúde dos dentes

Os dentes são estruturas fundamentais para o processo de digestão. São eles que realizam, por exemplo, o corte e a trituração dos alimentos, garantindo, assim, parte da digestão mecânica. Além da digestão, os dentes proporcionam um sorriso mais harmonioso, o que contribui, portanto, para a nossa aparência física. Diante da sua importância, fica claro que é fundamental cuidar da saúde dos dentes. Veja a seguir algumas dicas!


→ Cuidado com os dentes

Independentemente de nossa idade, devemos sempre dar atenção aos nossos dentes, evitando a formação de cáries e de problemas que afetam a gengiva, por exemplo. Muitas vezes, no entanto, preocupamos com a escovação dos dentes das crianças, e com a formação de cárie nesse grupo, e esquecemo-nos que esses problemas não têm idade para acontecer. A seguir, listaremos algumas atitudes importantes quando o assunto é o cuidado com os dentes:

1. Escovação: Os dentes devem ser escovados todos os dias. Entretanto, apenas uma escovação não é suficiente, sendo necessário escovar após cada refeição e também antes de dormir. A escova mais recomendada é a de cerdas macias, com a cabeça de tamanho reduzido para alcançar locais mais difíceis de escovar.

2. Durante a escovação, é importante dar atenção especial a algumas áreas, as quais podem acumular uma maior quantidade de restos alimentares. Entre os locais que merecem destaque, podemos citar os dentes posteriores, a margem gengival e os dentes que já sofreram alguma intervenção, tais como os que já foram restaurados.

3. Uso do fio dental: Utilizar o fio dental é importante para a remoção de restos de alimentos que podem estar localizados em partes onde a escova não alcança e também para retirar a placa bacteriana, que, se não removida, poderá desencadear tártaro, o qual somente poderá ser removido pelo dentista. Assim sendo, o fio atua como uma complementação da escovação e deve ser também utilizado diariamente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

4. Para usar o fio dental, é importante tirar uma quantidade considerável de fio (cerca de 40 cm) e enrolar suas extremidades em cada dedo médio. Posteriormente, utilizando o indicador e o polegar, guie o fio por entre os dentes, levando-o para cima e para baixo. É importante levar o fio até o local de junção dos dentes com a gengiva, entretanto, é preciso ter cuidado, pois a gengiva é um tecido frágil. À medida que se muda de dente, é importante trocar para uma parte limpa do fio.

5. Alimentação: Uma alimentação saudável também é fundamental quando o assunto é a saúde dos dentes. Recomenda-se a diminuição da ingestão de açúcares e alimentos com amido, principalmente entre as principais refeições. Esses alimentos propiciam o desenvolvimento de bactérias, as quais produzem ácido que podem causar danos aos dentes.

6. Consulta com um profissional: É recomendável sempre buscar um profissional para avaliar a saúde dos dentes e realizar a sua limpeza periódica.

Atenção! Ao escovar os dentes, sempre observe se não há lesões em sua boca, tais como manchas, caroços e feridas. Algumas lesões não indicam problemas graves de saúde, outras, no entanto, indicam alterações como o câncer de boca.

Assuntos Relacionados