Dislexia

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem que reduz a velocidade e a qualidade das habilidades de leitura, escrita e soletração de uma pessoa. Para leigos no assunto, uma pessoa é considerada disléxica se foi mal alfabetizada, se é desatenta, desmotivada ou de pouca inteligência, mas na verdade o disléxico é uma pessoa com déficit fonológico influenciado por fatores genéticos e ambientais. Dessa forma, o disléxico apresenta deficiência no reconhecimento fonológico e ainda lentidão e imprecisão nas palavras.

O disléxico apresenta alguns sinais que podem demonstrar sua condição como: dificuldade em rimar, reconhecer letras e fonemas, soletrar, ler em voz alta, memorizar e apresenta ainda disgrafia, discalculia, problemas com a memória de curto prazo, entre outros que podem ou não ocorrer de forma evidente.

A dislexia pode ser superada quando o portador desse distúrbio é encaminhado a terapias fonoaudiológicas com o intuito de aprender a relacionar as letras aos sons que promovem, melhorando o vocabulário do disléxico e sua compreensão das palavras. Esse distúrbio ainda não pode ser tratado, já que não é doença, portanto, não se deve encaminhar um disléxico ao especialista com a intenção de cura.

Tal distúrbio pode ser identificado na infância durante o período escolar quando inicia as dificuldades com as palavras. A compreensão do pai para crianças disléxicas é extremamente importante, pois dessa forma a criança não se sente “burra” e anormal. Além da compreensão, os pais ainda devem procurar uma boa instituição de ensino que trabalham com crianças disléxicas a partir de diferentes formas de aprendizagem. Ainda devem estar atentos, ser perseverantes e práticos, buscando sempre uma forma de auxiliar a criança.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Dificuldade na leitura de letras.
Dificuldade na leitura de letras.
Publicado por: Eliene

Assuntos Relacionados