Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Problemas de Saúde
  4. Estresse Durante a Gravidez

Estresse Durante a Gravidez

Todas as pessoas, independente de idade, estão suscetíveis ao estresse, os motivos são vários, as pressões do dia a dia, o trabalho excessivo, as preocupações, mas a gestante é bem mais propensa, pois além de todas as pressões, ela lida com as preocupações peculiares da gravidez, como: medo de malformação do feto, medo de aborto, do momento do parto.

Tem também o fator biológico, já nos primeiros dias de gestação, a produção dos hormônios estrógeno e progesterona é aumentada, essa alteração hormonal afeta a área do cérebro que comanda as emoções, daí a explicação das gestantes ficarem mais sensíveis, chorosas, irritadas e mais suscetível ao estresse nesse período.

O perigo consiste na reação quanto aos fatores estressores, e não nesses propriamente ditos, e cada mulher apresenta uma reação diferente. Existem as grávidas mais sensíveis, que cedem diante de qualquer pressão, e aquelas que encaram melhor as dificuldades.

A forma como a gestante se adapta frente às situações criadas pelos fatores de pressão é que vai proporcionar a ela condições de vivenciar o chamado “estresse bom”. O “estresse ruim” ocasiona desequilíbrio psicológico ou orgânico, esse, dependendo da intensidade e da resposta de cada mulher, pode provocar reações que prejudicam o bebê e até a própria mãe.

Os indícios de estresse durante a gravidez são semelhantes aqueles apresentados por qualquer outra pessoa e fáceis de serem confundidos com as alterações próprias da gravidez: irritação, sonolência, insônia. O diagnóstico baseia-se na intensidade, duração e combinação dos sintomas. Vale ressaltar que é importante a gestante listar tudo que sente ao médico responsável pelo pré-natal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.
Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.
Publicado por: Patrícia Lopes Dantas

Assuntos Relacionados