Fobia

Fobia pode ser definida como um medo irracional que afeta, de maneira negativa, a vida de uma pessoa, fazendo com que o indivíduo evite certas situações.

Fobia
A fobia é mais que um simples medo, é um medo irracional e desproporcional.

Fobia é um termo utilizado para identificar medos irracionais. Quando falamos em medo, estamos nos referindo às emoções comuns e, até mesmo, necessárias à nossa sobrevivência. Entretanto, quando esses medos passam a ser intensos, afetando a qualidade de vida de uma pessoa, temos as fobias.

Leia também: Você tem medo de quê?


Fobia específica

Fobias são medos irracionais que afetam o dia a dia de algumas pessoas, as quais passam a evitar situações que possam envolver aquilo que temem. As pessoas que apresentam alguma fobia, muitas vezes, sabem que seus medos são excessivos, entretanto não conseguem lidar com a situação.

Denomina-se fobia específica aquela que apresenta um estímulo bem definido (estímulo fóbico), seja ele um objeto ou uma situação. Geralmente, os indivíduos que apresentam fobia específica são ansiosos e apreensivos, e seu medo causa prejuízo à sua vida. Em alguns casos a fobia é tão intensa que pode levar a ataques de pânico.

Leia também: Síndrome do pânico

De acordo com o “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, a fobia específica pode ser classificada em:

• Animal: O indivíduo apresenta como estímulo fóbico animais, como aranhas e cães.

• Ambiente natural: O indivíduo apresenta como estímulo fóbico aspectos do ambiente natural, tais como tempestades, enchentes e terremotos.

Sangue-injeção-ferimentos: O indivíduo apresenta como estímulo fóbico sangue, injeções ou ferimentos.

A fobia a injeções é um tipo de fobia específica.
A fobia a injeções é um tipo de fobia específica.

• Situacional: O indivíduo apresenta como estímulo fóbico algumas situações, como andar de elevador, andar de avião e ficar em locais fechados.

• Outro: O indivíduo apresenta como estímulo fóbico situações que não se enquadram nas anteriores, como medo de pessoas vestidas com fantasias de personagens, medo de asfixia, entre outros.

Vale salientar que, em algumas pessoas, pode haver mais de uma situação que cause fobia, por exemplo, pode haver pessoas que tenham fobia animal e também situacional. Nesses casos, dizemos que o indivíduo apresenta fobia específica múltipla.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A origem da fobia específica pode ser variada. Em muitos casos, é ocasionada pelo fato de a pessoa ter sofrido ou presenciado um evento traumático. Uma fobia a cobras, por exemplo, pode ser desencadeada após a pessoa ter sido picada ou por ter visto outra morrer em decorrência do fato. Vale salientar que, em muitos casos, a pessoa não sabe por que começou a ter determinada fobia.

A fobia a avião é uma fobia situacional.
A fobia a avião é uma fobia situacional.

Fobia Social

Existe ainda um outro tipo de fobia, a chamada fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social. Nesse caso, os indivíduos apresentam medo de situações sociais as quais ele possa ser exposto e sofrer julgamento de outras pessoas. Situações como falar ou comer em público, apresentar um trabalho em sala de aula, por exemplo, podem ser extremamente desagradáveis para o indivíduo com fobia social. Assim como na fobia específica, o indivíduo tem um sofrimento significativo diante de determinadas situações e, por isso, tende a evitá-las.

Leia também: Transtornos de ansiedade


Agorafobia

De acordo com o “Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais”, a agorafobia caracteriza-se pelo medo extremo e desproporcional a duas ou mais das cinco situações abaixo:

• Uso de transporte público

• Permanência em espaços abertos

• Permanência em locais fechados

• Permanência em fila ou em meio à multidão

• Sair de casa sozinho.

Nessas situações, geralmente, o indivíduo teme que algo de ruim possa acontecer ou, caso alguma situação constrangedora ou de pânico aconteça, teme não ter auxilio necessário. Assim como nos outros casos, o medo é desproporcional ao perigo real apresentado.

pornliz suckporn porndick

Assuntos Relacionados