Gordura Trans

A gordura trans é um tipo de ácido graxo chamado ácido graxo transverso que sofre hidrogenação por causa de sua estrutura química que apresenta os átomos de menor peso molecular de forma diagonal, com maior rigidez e diferentes propriedades físicas. O processo de hidrogenação pode ocorrer de forma natural em animais ruminantes ou de forma industrial.

As gorduras trans são utilizadas em alimentos como pães, massas, margarina, leite, frituras, bolachas, sorvetes, batatas fritas, bolos, pastéis e outros, de forma a deixá-los com o prazo de validade maior, além de melhorar seu sabor e textura. Tais gorduras, ao entrar no organismo aumentam o colesterol ruim, LDL, e prejudicam a formação do colesterol bom, HDL cuja função é remover o LDL.

Por não haver quantidade de consumo definida de modo a não prejudicar a saúde, os médicos e nutricionistas recomendam o consumo máximo diário de 2g ou que sejam inutilizados e até mesmo evitados, já que podem causar infarto, ateromas, derrame, obesidade e outros problemas ao organismo humano que não consegue sintetizá-las.
Alguns produtos utilizam a gordura trans para manter sua validade.
Alguns produtos utilizam a gordura trans para manter sua validade.
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados