Higiene Bucal

A higiene bucal é o conjunto de práticas que garantem a saúde dos dentes e da gengiva, favorecendo um sorriso saudável e um hálito puro.

Higiene Bucal
A limpeza dos dentes evita problemas como as cáries

Quando falamos em higiene bucal, estamos referindo-nos à prática que garante a limpeza dos dentes e gengivas e, consequentemente, uma boca saudável. Essa higiene é fundamental para nossa saúde, evitando problemas como gengivite, cárie e tártaro, entre outras doenças. Além disso, essa prática nos possibilita uma aparência melhor e permite um processo digestivo adequado, uma vez que os dentes iniciam a digestão mecânica.

Que hábitos garantem uma boa higiene bucal?

Quando falamos em saúde bucal, sempre nos lembramos da escovação dos dentes, entretanto, uma boa higiene bucal vai além desse hábito. A seguir, falaremos de algumas maneiras para garantir uma boa higiene bucal:

  • Escovar os dentes corretamente, lembrando-se sempre das partes internas e externas e dos dentes localizados na parte de trás da boca. Para uma escovação correta, deve-se inclinar a escova em relação à gengiva e fazer movimentos de cima para baixo nos dentes de cima e o contrário nos dentes inferiores, ou seja, movimentos de baixo para cima. A superfície do dente usada para a mastigação também deve ser escovada, realizando movimentos de vaivém.
  • Escovar os dentes após as refeições e sempre antes de dormir;
  • Sempre que for escovar os dentes, lembrar-se de limpar a língua para retirar bactérias e, assim, também conseguir um hálito mais puro;
  • Utilizar cremes dentais que contenham flúor;
  • Passar o fio dental diariamente e estar atento no momento do uso do fio para limpar além da linha da gengiva. É fundamental lembrar-se também de usar uma parte limpa do fio em cada local. Em média, 40 cm de fio são suficientes para limpeza completa de toda a boca.
  • Ter uma alimentação balanceada, evitando o consumo exagerado de doces, principalmente, entre as principais refeições;
  • Visitar regularmente um dentista, pois esse profissional poderá ajudar a identificar problemas imperceptíveis para o paciente e orientar sobre a limpeza correta dos dentes e gengivas.

Como garantir a higiene bucal do bebê?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante destacar que mesmo antes de os dentes nascerem, devemos cuidar da saúde bucal das crianças. Nesse caso, recomenda-se limpar a gengiva, a bochecha e a língua utilizando uma gaze ou fralda limpa molhada com água potável (filtrada ou fervida). Quando começarem a nascer os dentes da frente, a limpeza ainda é feita com gaze ou fralda, entretanto, quando os dentes de trás nascerem, pode-se utilizar a escova pequena e macia adequada para crianças.

Assuntos Relacionados