Hipotermia

A hipotermia é a queda da temperatura do organismo de forma que fica abaixo do normal. Essa queda de temperatura acontece de maneira espontânea, resultando em alterações prejudiciais ao metabolismo.

A temperatura corpórea considerada normal equivale a 35º e sua queda provoca arrepios, frio, tremores, letargia motora, espasmos musculares em situações leves, rigidez muscular, confusão na fala e na memória, sonolência em casos moderados, e em casos mais graves provoca inconsciência, imobilidade, dilatação das pupilas e diminuição dos batimentos cardíacos. A hipotermia é a maior causa de morte de pessoas que se submetem às regiões muito frias, pois não conseguem perceber os sintomas da queda de temperatura.

Quando um indivíduo começa a apresentar os sinais de hipotermia é importante chamar uma equipe médica urgente, pois quanto mais rápido a pessoa for socorrida menores chances ela tem de ser prejudicada. Se não houver modos de buscar socorro, é extremamente importante isolar todo o corpo do indivíduo do frio de forma que permaneça na posição horizontal para facilitar a passagem do sangue por todo o corpo. Após isolar o indivíduo, é importante dar-lhe uma bebida quente e doce para auxiliar em seu restabelecimento, para que o seu organismo receba mais energia para funcionar bem.

Não se deve esfregar o corpo da vítima com o intuito de esquentá-la, não a deixe na posição vertical e nem ofereça bebidas alcoólicas que induzem o organismo a liberar calor. A bebida deve ser quente, mas nem tanto, pois bebidas muito quentes podem ocasionar choque de temperatura e arritmia cardíaca.
Em locais frios é importante estar bem agasalhado.
Em locais frios é importante estar bem agasalhado.
Publicado por: Gabriela Cabral