Idade da Pele

A pele é um órgão formado por elastina, colágeno e outros elementos da matriz extracelular responsável por revestir o organismo. Possui funções metabólicas, imunitárias e sensoriais, pois auxilia o organismo na fabricação da vitamina D, no armazenamento dos leucócitos responsáveis pela defesa do organismo e ainda na percepção através do tato.

Ao longo do tempo, a pele sofre alterações internas e externas que fazem com que o desempenho de suas funções fique cada vez mais comprometido. Em um bebê, a pele é macia e suave, porém vulnerável, pois nesse período a pele ainda não está formada e não consegue ainda desempenhar suas funções. Durante a adolescência, devido alterações hormonais, a pele sofre grandes modificações, principalmente nas glândulas sebáceas e nos folículos pilosos que se excedem na produção de óleo que provoca seborréia, dilatação dos poros e acne.

Aos 20 anos de idade a pele atinge seu grau de maturação apresentando o sistema imunitário fortificado e a firmeza da pele em bom estado. Após cinco anos, a pele já começa a apresentar pequenos sinais de expressão mostrando que o organismo já está com o mecanismo de defesa enfraquecido. É a hora de iniciar a utilização de cremes para impedir seu envelhecimento.

Aos 30 anos, os radicais livres já penetram na pele com maior facilidade provocando os sinais de envelhecimento. A renovação das células nesse período é mais lenta, beneficiando o surgimento das primeiras rugas. A pele tende a ressecar com maior facilidade.

Após os 40 anos, influenciada por alterações decorrentes da menopausa, a pele passa a evidenciar o envelhecimento, o que é visivelmente acentuado em pessoas que não hidratam a pele com freqüência e não utiliza produtos que repõe colágeno e a elastina perdidos pela pele. Devido às alterações que pairam sobre as etapas da vida é que se faz necessário manter hábitos de limpar, tonificar e hidratar a pele.
Manter a pele limpa traz efeitos benéficos.
Manter a pele limpa traz efeitos benéficos.
Publicado por: Gabriela Cabral
Assista às nossas videoaulas

Assuntos Relacionados