Leite
Leite

Quando um descendente de mamífero nasce, seu primeiro alimento é o leite. Substância de cor branca e opaca, rica em nutrientes responsáveis pela manutenção da vida de uma prole até o momento no qual o indivíduo consegue se nutrir também com outros alimentos.

O leite é produzido nas glândulas mamárias (consideradas parte do sistema reprodutor) das fêmeas dos mamíferos. Ele é composto por gorduras, lactose (carboidrato), proteínas, minerais como cálcio, potássio, fósforo, cloro, sódio, manganês, além de vitaminas. Antes e após o parto, por alguns dias, a secreção recebe o nome de colostro, que possui maior quantidade de proteínas, sódio e cloro, sendo em menor quantidade a lactose e potássio. O colostro irá nutrir a prole com vitaminas, lipídeos e proteínas, protegendo-a, inclusive, de agentes infecciosos.

No início da vida, o leite materno é muito importante para o crescimento e desenvolvimento da criança ou animal, pois é por meio do leite que anticorpos são passados de mãe para filho, mantendo a defesa do organismo.

A ingestão de leite e de seus derivados é fundamental também para adultos em razão de sua composição. Auxilia na composição de ossos, dentes e nos processos que necessitam de seus minerais, além de prevenir contra osteoporose, câncer, câimbras, intestino preso, dentre muitos outros.
Para uma alimentação saudável, não se esqueça do leite e dos outros componentes lácteos como queijo, requeijão e iogurte.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Assuntos Relacionados