Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Menopausa

Menopausa

Menopausa
A reposição hormonal melhora as condições de vida durante a menopausa.
A menopausa é um período natural da vida da mulher caracterizado pela parada de funcionamento dos ovários e, conseqüentemente, a parada da menstruação. De forma gradativa, os ovários passam a diminuir sua produção de estrogênio e progesterona fazendo com que os ciclos menstruais se manifestem de forma irregular, ou seja, os ciclos menstruais podem não ocorrer uma vez ao mês ou ainda pode ocorrer em mais vezes até que se ausente por completo, ciclo que recebe o nome de climatério.

Após um ano da ausência da menstruação é que a menopausa é considerada, o que ocorre normalmente entre 45 e 55 anos. Nesse período algumas mulheres podem ter ondas de calor, insônia, irritação, depressão, ressecamento vaginal, suor noturno, perda da libido, fadiga, ansiedade, palpitações e outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Apesar de ser um período natural da vida, recomenda-se que a mulher nesse período adote o hábito de repor os hormônios que o organismo deixou de produzir através de reposições alternativas de hormônios sintéticos ou naturais, formulados de acordo com a necessidade particular de cada organismo.

Durante a menopausa a mulher pode perder cálcio, o que pode ou não provocar a osteoporose, além de favorecer outras doenças como Alzheimer, doenças no coração, perda de memória e depressão. Recomenda-se também que a mulher adote hábitos mais naturais e saudáveis como caminhadas, hidroginástica e outras atividades físicas. Há pessoas que preferem adotar outras formas de lidar com a menopausa que não seja a reposição hormonal, adotando a acupuntura, terapia nutricional e medicamentos fototerápicos.

Assuntos Relacionados