Milho

Milho é a semente da planta da espécie Zea mays. O cereal é um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo (segunda maior cultura), tanto na alimentação humana quanto na animal. Acredita-se que o milho seja originário da América Central, região onde hoje é o México, tendo sido cultivado desde os tempos pré-colombianos. No Brasil, o cereal era cultivado pelos índios antes mesmo da chegada dos portugueses.

Os milhos são grãos do tamanho de uma ervilha que ficam dispostos em fileiras em espigas. Cada espiga tem entre 200 a 400 grãos. Uma das variedades do milho bastante comum no Brasil, que é empregada em pratos típicos, é o milho branco. Seus grãos são mais pesados, esbranquiçados, e sua espiga é mais fina.

Ao contrário da maioria dos cereais, o milho conserva sua casca, rica em fibras. O mesmo possui um alto teor de carboidratos e quantidades consideráveis de vitaminas B1, E e sais minerais, como ferro, fósforo, potássio e zinco.

O milho é grandemente empregado como matéria-prima industrial. A partir do cereal são fabricados inúmeros produtos, como óleo, fubá, biscoitos, pães, massas, bolachas, etc. Outro grande segmento consumidor é o de fabricação de rações animais. Na culinária, o cereal é utilizado no preparo de bolos, caldos, tortas, saladas, e vários pratos típicos, como a pamonha ou a canjica, por exemplo.

A produção do milho representa cerca de 30% do total de grãos produzidos no mundo. Os maiores produtores são os EUA, China, Brasil, União Européia, México e Argentina. No Brasil, os Estados que se destacam na produção do cereal são: Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Milho
Milho
Publicado por: Tiago Dantas

Assuntos Relacionados