Postura

Boa postura
Boa postura

A maneira como nos movimentamos pode comprometer o bom funcionamento do organismo. Dessa forma, a postura se faz importante para a saúde da coluna que deve estar ereta o tempo todo. Por meio da postura (juntamente com o sistema nervoso e o aparelho locomotor) é que o organismo consegue se equilibrar.

No desenrolar das tarefas diárias, nas atividades físicas e no descanso, a postura errada é a maior causa de problemas na coluna. Tais problemas podem ser evitados quando desde a infância aprende-se a posicionar o corpo de forma que se obtenha dele maior sustentação e menor esforço, além de não sobrecarregar nenhum músculo ou curvar a coluna. A má postura provoca problemas como lombalgia, hiperlordose, escoliose e hipercifose.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como obter uma boa postura?

Ao sentar, a coluna deve estar ereta como se o indivíduo estivesse de pé. Para equilibrar o peso do organismo na cadeira é preciso sentir aqueles ossinhos localizados no bumbum. Os pés devem estar apoiados no chão ou em descansos adequados.

Ao deitar e levantar é preciso colocar-se de lado e flexionar os joelhos de forma que a coluna continue ereta. Ao ficar de pé o organismo deve equilibrar seu peso nos dois pés.

Assuntos Relacionados