Trigo

Trigo
Trigo

O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea originária da Mesopotâmia. O mesmo é o segundo cereal mais cultivado no mundo, ficando atrás apenas do milho. Indícios revelam que uma espécie, considerada o ancestral do trigo, era cultivada na Síria, Jordânia, Turquia e Iraque há 8.000 anos. O cereal teve grande importância nas civilizações egípcia e mesopotâmica.
O trigo é uma planta que pode medir entre 0,5 a 1,5m. de altura, possui folhas estreitas e longas, além de apresentar espigas. Dentro dessas estruturas estão localizados os frutos, grãos pequenos e secos que se desenvolvem 30 dias após a fecundação da flor.

O farelo de trigo é constituído por fibras insolúveis que auxiliam no processo digestivo e na eliminação de toxinas do organismo. O cereal possui uma boa quantidade de sais minerais (potássio e zinco), proteínas e vitaminas do complexo B. O trigo também é indicado no tratamento de tensão pré-menstrual, ajudando a diminuir os efeitos das cólicas.

O grão de trigo é o principal ingrediente usado para produzir o pão, um alimento produzido ao longo de milhares de anos. O cereal também é utilizado na fabricação de rações de animais, farinhas e cerveja.

A cultura do trigo ocupa 20% de toda a área cultivada no mundo, resultando em uma produção em torno de 500 milhões de toneladas/ano. Os maiores produtores mundiais de trigo são: China, Índia, Rússia, Estados Unidos, França e Canadá. No Brasil, em razão do cereal necessitar de temperaturas mais amenas para se desenvolver, a produção de trigo se concentra nos Estados da região Sul e Sudeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assuntos Relacionados