Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Saúde e Bem-estar
  3. Variações dos ciclos menstruais

Variações dos ciclos menstruais

Variações dos ciclos menstruais
O que a menstruação diz sobre o organismo feminino.
A menstruação é um evento normal que ocorre em todas as mulheres, se inicia na adolescência e finaliza com a chegada da menopausa, aproximadamente aos 45 anos. Apesar de ser um evento normal, a menstruação apresenta algumas variações de acordo com cada organismo, pois pode se manifestar regular ou irregularmente e com pouco ou muito fluxo. Dessa forma, os ciclos menstruais podem caracterizar a saúde interna da mulher.

Nos padrões determinados como normais por especialistas, o ciclo menstrual deve ocorrer entre 21 e 35 dias, com duração de até sete dias com perda sanguínea equivalente a 70 ml aproximadamente. Existem casos em que a menstruação ocorre antes do intervalo determinado, o que pode ser conhecido como hemorragia, pode estar relacionada a alterações hormonais, disfunções da tireóide, dos ovários, na hipófise ou na glândula supra-renal, o que deve ser estudado e tratado por um especialista.

Existem fluxos que ultrapassam a quantidade de perda sanguínea estabelecida, o que determina um grande fluxo, podendo ser um sinal de problemas como miomas, gravidez tubária ou até mesmo pode ser provocada pela utilização do DIU. Em alguns casos, a menstruação é um fenômeno de rápida passagem e de pouca manifestação. Normalmente esse fato ocorre em mulheres que ingerem pílulas anticoncepcionais, mas ainda pode acontecer de ser um sinal da menopausa precoce ou curetagem mal feita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em casos onde o ciclo menstrual se manifesta em longos prazos, que ultrapassam os 35 dias estabelecidos, um especialista também deve ser acionado, pois pode haver disfunções hormonais, ovários policísticos ou ainda ser causada por uma dieta alimentar pobre em caloria. Quando a menstruação se ausenta por um período superior a três meses, pode haver ligações com estresse, gravidez, fatores emocionais ou ainda tumor na hipófise.

É muito importante que o fluxo menstrual seja observado a cada mês, pois ele pode sinalizar problemas que podem ser resolvidos se tratados.

Assuntos Relacionados