Varizes

As varizes são veias superficiais dilatadas, volumosas e alongadas que se formam por causa da má circulação sanguínea do organismo e de alguns fatores que influenciam tais formações como alterações hormonais, hereditariedade, obesidade, traumatismo, sedentarismo e outros. Como são superficiais se localizam no tecido subcutâneo ou no território intradérmico, podendo ser facilmente vista e tocada.

Além da aparência azulada e indesejável que as varizes provocam, induz ainda a sensação de queimação, inchaço, coceira, câimbras, fadiga no membro afetado e podem influenciar no aparecimento de pequenas veias avermelhadas. Apesar das varizes ocorrerem em diversas partes do corpo, se manifesta na maioria dos casos nas pernas.

Apesar de poder ser diagnosticada pela pessoa que possui as varizes, o médico quando procurado realiza exames para verificação do fluxo venoso superficial e profundo para a verificação do problema. É importante o auxílio médico quando aparecerem as primeiras varizes, pois o mesmo pode verificar (como já dito) as causas da formação, podendo bloquear novos aparecimentos ou retardar os mesmos. O tratamento para tal complicação pode ser feito por meio de cirurgia, utilização de meias de compressão, escleroterapia e laser. Existem alguns hábitos que podem evitar ou ainda retardar o aparecimento das varizes como atividades físicas, a utilização de meias de compressão para melhorar a circulação, a manutenção do peso corpóreo, alimentação saudável rica em fibras e evitar o fumo.
Veias facilmente vistas e tocáveis.
Veias facilmente vistas e tocáveis.
Publicado por: Gabriela Cabral

Assuntos Relacionados